notícias

Oficina - 9º Festival de Verão UFMG

Desenvolvida na Praça da Liberdade,
a oficina Descobrindo e costurando relações na Praça da Liberdade tem o objetivo de dar visibilidade aos diversos personagens invisíveis presentes nas cidades: aqueles que, apesar de muitas vezes não serem enxergados, mantêm e cuidam do espaço público.
Ministrada por Thereza Portes, artista plástica e educadora, a oficina terá como sede o quinto andar do Espaço do Conhecimento UFMG e começará com uma pesquisa de campo na Praça, em que os participantes vão sair em busca das pessoas que cuidam do local. “A partir desse levantamento, vamos recolher histórias de vida desses ‘cuidadores’, que são quase invisíveis para quem transita ali”, conta Thereza. “De posse dos dados, a proposta é fazer uma toalha com as histórias das pessoas que cuidam da praça para que possamos frequentá-la”.
Alunos e público serão convidados a bordar uma grande toalha, como uma síntese de conversas representadas por palavras e desenhos relacionados às histórias de vida de pessoas envolvidas com a manutenção da Praça e de seu entorno. Após duas tardes de bordados coletivos, a toalha adornará uma grande mesa de café oferecida em homenagem aos personagens da Praça da Liberdade, propondo uma reflexão sobre a situação de invisibilidade em que algumas pessoas são mantidas nas cidades.
Destinada a interessados em intervenção urbana, com idade mínima de 16 anos, a oficina será realizada de 10 a 12 de fevereiro, das 13h às 17h. Os participantes devem levar uma tesoura, uma xícara com pires, linhas 100% algodão, em cores variadas, e duas agulhas para costura à mão, números 1 e 3.
O público geral poderá se inscrever a partir do dia 28 até o início da oficina ou até se esgotarem as vagas. As inscrições devem ser feitas pelo site da Fundep ou no posto de atendimento da Fundação, localizado na Praça de Serviços, campus Pampulha. A inscrição para cada oficina do Festival custa R$ 20. Serão emitidos certificados de participação para os alunos matriculados.
Oficina: Descobrindo e costurando relações na Praça da Liberdade Professora: Thereza Portes Vagas: 30


Veja mais


03/02/2015